segunda-feira, 8 de setembro de 2008

BARCELONA


É a capital da região da Catalunha, rica em cultura, comércio, esportes, arquitetura...
Não há como falar em Barcelona sem falar em Antoni Gaudi. A cidade está lotada de obras deste incrível e revolucionário arquiteto, de traços orgânicos, imaginação e ousadia muito à frente de sua época. Sinceramente não consigo imaginar Barcelona sem sua gigantesca Sagrada Família, sua incrível Casa Milá...sem suas maravilhas modernas de Gaudí.
A cidade não é apenas um balneário á beira do Mediterrâneo, é cosmopolita, moderna, criativa, respira arte, tem ótimos restaurantes e lojas, é inesquecível.
Dividimos Barcelona em Cidade Velha, Eixample e Montjuic.

Cidade Velha

É um dos centros medievais mais extensos da Europa. Cortada pela mais famosa avenida de Barcelona; LAS RAMBLAS.



*Bairro Gótico
É a parte mais antiga da cidade, o verdadeiro centro de Barcelona.Foi o local escolhidos pelos romanos para fundar a nova colônia.Não deixe de desbravar as ruas do bairro gótico, passeie por cada uma delas e se impressione com cada beco ou ruela. Eu senti como se voltasse no tempo,como se estivesse realmente naquela época!! Após passear no tempo, minha dica é almoçar por alí mesmo. Nos
arredores da praça onde está a Catedral, tem diversos restaurantes com os famosos menús (ver abaixo em gastronomia). Achei bem mais interessante almoçar por lá do que nas Ramblas, que além de muito movimentada, é também inflacionada nos preços e não tem o mesmo charme de almoçar em pleno bairro gótico. Na foto ao lado cenário de uma das vielas.




*Catedral de Barcelona
É uma belíssima catedral gótica , com uma romântica Capela ( a de Santa Llúcia). É uma enorme construção que teve seu início sobre as fundações que remonta os visigodos. Apesar disso, sua fachada principal não foi terminada até 1889, mas seguiu o projeto original de 1408. 
O interior tem uma nave única, com 28 capelas laterais.
As cadeiras do coro são datadas o século 15 e na cripta sob o altar está o sarcófago de Santa Eulália, martirizada pelos romanos no século 4 DC por sua fé. Ainda tem o claustro em estilo gótico e o Museu da Sacristia (pago) com peças muito interessantes e artefatos litúrgicos.

*Museu Picasso 
Nos arredores da Catedral está o Museu Picasso, fica na carrer Montcada e ocupa cinco pequenos palácios medievais. Foi fundado em 1963 por Jaime Sabartes, amigo de Picasso. Após a morte de Sabartes, o próprio artista doou suas obras, inclusive seus primeiros quadros(aos 15 anos de idade). O museu tem cerca de 3.000 peças, entre quadros, esculturas e cerâmica.É uma bela homenagem ao fantástico artista e vale a pena ser visitado. Pablo Picasso nasceu em 1881 na cidade espanhola de Málaga, mas aos 14 anos mudou-se para Barcelona,onde estudou arte e por volta de 1920 deixou a cidade para viver em Paris, mas sempre retornava à cidade.Picasso faleceu em 1900.   

*Basílica de Santa Maria del Mar

Apesar da cidade ter ilustres ícones como a bela Catedral de Barcelona e a incrível Sagrada Família, esta é a igreja favorita da cidade. Além de ser encantadora, tem uma acústica excelente e é a única construção inteiramente em estilo gótico catalão.Isto se deve à rapidez pela qual foi construída, apenas em 55 anos (sem igual para a época). Na fachada oeste localiza-se a rosácea que simboliza a coroação da virgem. Durante a guerra civil, o mobiliário e o coro foram queimados, mas isto não tirou a beleza desta igreja, que também tem inúmeros vitrais.Na foto à esquerda, detalhe de uma das fachadas.

*Las Ramblas
É a mais importante avenida da cidade e vive cheia 24 horas por dia, principalmente a noite e nos fins de semana. É o local onde tudo acontece, diversos artistas de rua, bancas de jornal, passaros em gaiolas, vendinhas de flores, bares com mesinhas ao ar livre...
A melhor maneira de explorar Las Ramblas é percorre-la do início ao fim, o que significa andar bastante, já que é uma avenida muito extensa. É uma via histórica da cidade e tem em seus arredores importantes edifícios como a ópera Liceu e o mercado La Boqueria. Comecei o passeio iniciando pela Plaça de Catalunha (foto acima) e descendo sentido Port Vell. Logo avistei o prédio da Reial Academia de Ciencia i Arts, um teatro de 1910,que possui o primeiro relógio público de Barcelona. Um pouco a frente do lado oposto(esquerdo)está o Palau Moja, um edifício clássico de 1790 que é usado para exposições e um pouco à frente ao lado oposto está o Pallau de La Virreina.Do mesmo está o Mercat de San Josep (conhecido como La Boqueria), é o mercado mais típico da cidade.Mais à frente, do lado oposto temos a Plaça de La Boqueria, que tem um mosaico de Miró no chão.Quase em frente à praça, fica o belo prédio do Grand Teatre Liceu. Seguindo mais alguns metros, ao lado esquerdo temos a Plaça Reial, local ideal para descançar um pouquinho enquanto contempla a beleza do local construído em 1850 e tem postes neoclássicos feitos por Gaudí. Praticamente em frente,mais um pouquinho de Gaudí: lindo Pallau Guell, uma das mais importantes obras de Gaudí.Já neste ponto desta extensa avenida, é possível avistar a próxima atração: o Monumento a Colombo(foto à esquerda), onde é possível subir por um elevador até o topo e ter uma vista privilegiada de boa parte da cidade. Por vezes entra em manutenção, mas se tiver a sorte, não deixe de ir(pago).    
*Port Vell

Assim que terminar de percorrer las Ramblas, você estará em Port Vell.Se for à Barcelona pelo verão, aproveite para passear nas golondrinas, barcos que fazem passeios pelo porto(pago).Port vell é o novo porto turístico, com uma ponte conhecida como La Rambla del Mar,pois é quase que uma continuação da Las Ramblas. É um delicioso passeio que leva ao fim do cais, onde fica o Maremagnun. É uma espécie de shopping com restaurantes, lojas, cinemas e o maior aquário da Europa.O aquário (foto ao lado esquerdo) é incrível, vale a visita aos tubarões e ao fantástico mundo marinho, apesar do preço ser bem salgado, assim como o mar...rsrs
De qualquer forma vale passear pelo cais, que além de oferecer uma linda vista, tem belas esculturas e é uma ótima opção de parada para um café.
*Port Olímpic
Foi revitalizado para receber as Olimpíadas de 1992, é um moderno porto, com esculturas magníficas e arranha-céus. A dica é almoçar por lá, que tem a alta gastronomia em diversos restaurantes elegantes com vista para o mar(ver gastronomia). O preço não é dos mais baratos, mas vale a extravagância de tomar uma champanhe e comer divinamente.Os restaurantes ficam lado a lado, com diversas opções de comida.
 É importante fazer reserva para não perder a viagem ou ter que almoçar bem rápido, pois em alguns restaurantes eles podem até arrumar uma mesa, mas te colocaram horário para sair, acredite!





*Parc de la Ciutadella

Este é um belo parque, localizado próximo ao Port Olímpic. A gigantesca fonte desenhada por Josep Fontsere e Gaudí, é um espetáculo à parte. Antigamente era o local de uma grande cidadela em formato de estrela, que foi construída para Felipe V por volta de 1720. Era uma fortaleza e deveria abrigar soldados, mas nunca foi utilizada com esse propósito. Durante a ocupação de Napoleão, foi usada como prisão. Em 1878, o parque foi dado à 
cidade dez anos após, foi palco da Exposição Universal. Hoje é muito procurado para o lazer, tem um grande lago par barcos, muito verde e algumas construções remanescentes da época. Vale ver o arc del Triumf, construído para dar boas vindas aos visitantes da
 Exposição Universal na fachada principal. Na entrada do parque tem dois museus: o de Zoologia e de geologia., além do zoológico, onde os animais ficam em fossos ao invés de grades.O zoo também é uma ótima opção para as crianças, tem diversas atrações como passeios de pônei, trenzinho, etc.





Eixample
Acredito que elite de Barcelona acabaram se apaixonando pelo novo, pelo o moderno.E isso permitiu que aos arquitetos uma liberdade de criação muito maior. Gaudí é, indiscutivelmente, o "Rei"de Barcelona, mas muitos outros arquitetos também seguiram caminhos brilhantes e executaram inúmeras obras de grande importância na cidade. Para mim, Eixample é a região de maior concentração de preciosidades da arquitetura moderna da cidade. 

*Casa Terrades 
Foi projetada pelo arquiteto modernista Puig i Cadafalch emntre 1903 e 1905. É o maior trabalho deste ilustre arquiteto. A terrades tem o apelido de "Casa de les Punches"(casa das pontas)por causa das agulhas de suas seis torres. O interessante ao meu ver, é a mistura do estilo medieval com o renascentista, adicionado à detalhes do modernismo.
Fica na Avicunda Diagonal, 416. Infelizmente não é aberta ao público, mas vale conferir.


*Passeig de Gracia
É a principal avenida do Eixample, e nela estão grande parte das atrações da região.Começa a partir da Avicunda Diagonal e vai até Plaça de Catalunya.É uma extensa avenida com inúmeras lojas  elegantes e edifícios de grande importância. Seguindo sentido Plaça de Catalunya, temos a Illa de la discórdia, um quarteirão com 4 das mais famosas casas modernistas.

*Casa Milá(imperdível)
Sou um pouco suspeita para falar de Gaudí, sempre gostei de arte, mas foi na faculdade que me apaixonei por ele. Ele não é só um arquiteto, mas também um designer. Se você ainda não conhece Gaudí muito bem, fique tranquilo, você vai ter muitas oportunidades em Barcelona, que é repleta de obras deste mestre. Tenho certeza de que irá se apaixonar por suas obras,que são extremamente minuciosas e completamente ousadas. Gaudí tinha a característica de projetar não só o edifício, mas também o mobiliário e até lustres, fechaduras...é realmente incrível a loucura deste gênio!! Quanto à Casa Milá,eu fiquei tão emocionada ao avistá-la, que fiquei sem palavras,ver "ao vivo" é outra coisa. Incrível é pouco!! A Milá, também conhecida como La Padrera devido à sua fachada de pedras brancas, é tão ousada que na época chegou a ser ridicularizada pelos intelectuais de Barcelona. Para se ter uma idéia, é um edifício que foi projetado para ser um prédio de apartamentos, tem 8 andares e nenhuma única parede reta no prédio. A fachada em pedra branca tem o formato de ondas e as sacadas tem um primoroso trabalho em ferro, que lembram algas.A La Pedrera foi foi construída entre 1906 a 1910 e hoje é sede (em seu último andar) do museu Gaudí, que tem inúmeras maquetes de suas obras e outros projetos interessantíssimos.Praticamente a casa toda pode ser visitada, até os quartos e banheiros, que também foram inteiramente projetados por ele: camas, louças e outros objetos..Não deixe de visitar nada, inclusive o telhado, no qual dutos de ar e chaminés foram transformados em esculturas incríveis.Do telhado dá para avistar a maravilhosa Sagrada Família, obra que consagrou definitivamente Antoni Gaudí. A Milá foi a última construção dele, antes de dedicar-se totalmente à gigantesca obra da Sagrada Família.
Repare em cada detalhe pensado por ele, até no varal ele pensou...
Recomendo pegar seu audio guia na entrada, ele explica boa parte da construção da Milá. Não deixe de ir!! Fica no Passeig de Gracia(a principal avenida do Eixample), 92.
(a foto ao lado mostra o interior do prédio e nas duas acima detalhes do telhado. A foto maior mostra a imponente fachada)


*Casa Batló
Esta casa faz parte do quarteirão da Illa
de la Discordia.Outras interessantíssimas casas fazem parte deste quarteirão: 
-Casa Lléo Morera- (n.35)primeiro trabalho do arquiteto Lluis Domenech i Montaner.
-Casa Amatller- de Puig i Cadafalch, masclando janelas góticas e mouriscas e grades de ferro.
Neste mesmo quarteirão está o museu do perfume. O interessante destas fachadas é o fato de mesclarem tantos estilos diferentes em um só quarteirão, daí o nome de Illa de la Discórdia.
A casa Batló foi recentemente aberta ao público para comemorar o seu primeiro centenário. A fachada tem azulejos a escadas curvas feitas em ferro, a casa é inspirada no fundo do mar e nos 4 elementos, o telhado em escamas foi inspirado em um dragão e tem um São jorge como chaminé. Tive o privilégio de adentrar e desfrutar de todos seus incríveis detalhes. Gaudí, mais uma vez projetou tudo nesta casa, a escada que dá acesso ao primeiro andar é ergonômicamente perfeita, além de ser extremamente bela. Não deixe de notar as escamas que recobrem todas as paredes e o teto.
Chegando ao primeiro andar temos a lareira, que não deixa dúvidas de quem a projetou.Os vitrais e toda a marcenaria também são de maravilhosos, os lustres fazem uma interessante composição com o teto, nunca vi nada igual.Um elevador no mínimo diferente nos leva aos andares superiores. A parte interna do grande vão tem azulejos que fazem um efeito degradê de azul, simulando o fundo do mar.A casa toda é fantástica, do teto ao chão, Gaudí utilizou uma imaginação sem limites, e mais uma vez foi primoroso no telhado.
Se tratando de Gaudí, repare em cada detalhe, não é exagero nenhum, abra sua mente e percebe que esta inovadora casa nos leva para universo de fantasia em um mundo desconhecido. Deslumbre-se com o trabalho de mosaico com "caquinhos"de cerâmica, uma forte marca do trabalho de Gaudí.A casa Batló, em 2005, foi considera Patrimonio Mundial da Unesco. Um título justo, para uma obra sem limites de imaginação. Não preciso nem dizer que é imperdível...
Na entrada, pegue seu audio guia (disponível em 8 idiomas) está incluso no valor do ticket, que aliás não é barato, mas vale totalmente a pena. 
Fotos: 1-fachada da Batló, 2-lareira, 
3-vitrais do salão principal, 4-telhado,
5-detalhe do teto e lustre.


*Sagrada Família
Tudo o que havia estudado ou ouvido falar sobre esta famosa igreja não foi o suficiente para imaginar a sua grandiosidade. De qualquer forma vou tentar explicar a emoção que senti desde o momento que a avistei. Pra começar, ela é imensa e diferente de todas as igrejas que conheço. Foi iniciada em 1882 e no final do ano seguinte, foi confiada à Gaudí a execução da obra. 
O arquiteto se dedicou de corpo e alma, viveu recluso nela por 16 anos. Infelizmente Gaudí faleceu ao ser atropelado por um bonde, mas a construção da "obra da sua vida" ainda continua. Isso mesmo, a igreja ainda não foi concluída!! Já foram construídas 8 das 12 agulhas dos campanários(que simbolizam os doze apóstolos).Graças à contribuições públicas, a obra continua dia após dia na igreja, seguindo o projeto original do grande mestre, e o mais incrível é que apesar de ainda não estar pronta é inesquecivelmente bela. Começando pela entrada principal, repare na fachada da paixão, com certeza ficará impressionado as figuras angulosas, é polêmica. Antes de adentrar, repare no tamanho e no trabalho incrível feito nas portas, depois ficará boquiaberto (assim como fiquei)com altura da nave da igreja, repare nos vitrais e em tudo ao redor, depois de passear bastante pela nave, é hora de conhecer a fachada da Natividade. Prepare-se para ficar mais uma vez boquiaberto, e procure observar cada mínimo detalhe desta fachada.É estonteante, fiquei muito emocionada em poder ver de perto algo tão magnífico....Me mantive estática por nem sei quanto tempo alí, só observando os milhares de detalhes desta fachada. É a parte mais completa da igreja, há cenas da natividade e da infância de Cristo, além de tantos outros simbolismos, e tem portas que simbolizam a fé, a esperança e a caridade.Depois de recobrar os sentidos, não deixe de subir aos campanários. Sugiro que vá de elevador, que é pago e normalmente tem filas, mas  acho que é válido para não chegar tão exausto lá em cima, já que lá você irá caminhar bastante se quiser conhecer tudo. As escadarias são íngremes, em formato de caracol e totalmente estreitas (duas pessoas não passam ao mesmo tempo, por isso tem recuos onde uma pessoa espera a outra passar para prosseguir), mas o esforço vale a pena. 
Além de oferecer uma vista privilegiada da cidade, é fantástico estar nos campanários e se sentir parte desta grandiosidade. Passeie por tudo e perceba enormes esculturas bem de perto.Aproveite para olhar outros pontos da cidade e não deixe de explorar o local, você pode praticamente percorrer a igreja toda pelos campanários, pode passar da fachada Paixão à da Natividade, mas prepare-se que é uma boa caminhada pelas escadas e é bem comum se perder pelo "labirinto". É uma boa aventura, andei tanto que acabei descendo pelas escadas, aliás, não sei se tem que descer à pé mesmo ou se pode descer de elevador...não importa, adorei ter descido pelas escadas. 
Apesar de ainda estar em construção,algumas missas são celebradas. A Cripta é o local onde as missas acontecem e onde está enterrado Gaudí. Mais uma vez ele utilizou de formas orgânicas para inovar e conseguiu imortalizar seu trabalho. 
O Temple Expiatori Sagrada Familia é um símbolo não só de Barcelona, mas do Mundo.
É imperdível e inesquecível!! A entrada é paga.
Fotos: 
1-Sagrada Familia, 2-Fachada da Paixão
3-Fachada da Natividade, 4-Nave
5-vista do campanário 6- vitral




Montjuïc
É a parte íngreme de cidade e por isso oferece uma vista espetacular. A região tem muita área verde, galerias de arte, museus e parques. 


*Poble Espanyol
Trata-se de um local com réplicas de construções de várias partes do país. O local também tem restaurantes e lojinhas de artesanato local. Particularmente eu esperava um pouco mais do local. É bonito, interessante, mas acredito que a cidade tem outros atrativos bem mais atrativos.Só aconselho se tiver tempo de sobra para passear pela cidade.

*Palau Nacional 
É um belíssimo Palácio construído para a Feira Internacional de 1929 e a partir de 1943 funciona como o principal museu da cidade, o Museu Nacional d'Art de Catalunya. Talvez seja o maior acervo de arte romântica do mundo. Em frente ao Palau, fica a Plaza d'Espanya, onde está a famosa Font Màgica, que não funciona no irverno, e por este motivo não tive o prazer de vê-la em atividade.  A foto ao lado, mostra os fundos do Palácio, vista do caminho que leva ao Estádio Olímpico.



*Estadi Olímpic de Montjuïc
É uma bela caminhada até lá, mas recompensadora.Reformado para as olimpíadas de 1992, é um moderno complexo esportivo, com lindas esculturas.Foi o local onde aconteceu a maioria dos jogos desta olimpíada.    
Nesta mesma área fica o Palau San Jordi, um estádio coberto de aço e vidro e também as piscinas.
Você tem a opção de chegar até  o local por ônibus.




*Castell de Montjuïc
 Acho que foi um devaneio que tive quando decidi para de procurar pelo funicular (que mais tarde descobri que estava em manutenção) ou aguardar pelo ônibus. A íngreme subida não tinha fim, muitas pessoas que tinham a intenção de chegar ao Castell desistiram no meio do caminho, não aconselho à ninguém subir à pé. Bom, depois de quase morre de cansaço, finalmente cheguei ao Castell. Não era tudo o que eu esperava, mas acho que sou meio suspeita para dizer, depois de tudo o que passei..o Castell tem seus atrativos, a vista é belíssima,tem canhões, uma ponte pêncil, tem um museu militar (dizem que o restaurante do museu é muito bom), e tem o fato de estar em um local com muita história. O primeiro castelo foi construído em 1640 e destruído em 1705 por Felipe V. O atual foi erguido pela família Bourbon e foi tomado pelo exército francês durante a Guerra da Independência. Nesta época funcionava como prisão. Acho que vale a pena visitar o Castell, sim. Eu é que tive uma experiência extremamente ruim antes de visita-lo. Fique atento para a volta também. Desta vez fui mais esperta, esperei pelo ônibus, que normalmente demora bastante. 


*Parc Güell
Este magnífico parque fica mais afastado da cidade, mas o considero imperdível!! É maravilhoso!! Nem preciso dizer que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e nem quem o projetou. É claro que foi Gaudí. Ele foi encarregado pelo conde Eusebi Güell para projetar um parque de 200 mil metros quadrados dentro da propriedade da família. A Sala das Cem Colunas é incrível, é trabalhada do teto ao chão com muitos mosaicos. Aliás, o parque tem muito a ser apreciado, não só nos mosaicos. A vista é um espetáculo à parte, já que o parque fica em um ponto bem alto. Para se ter uma idéia, a ladeira que dá acesso é tão íngreme que construíram diversas escadas rolantes ao ar livre para facilitar a visita ao parque. Se não estou enganada, é o maior complexo de escadas rolantes ao céu aberto do mundo.Além da bela vista, o parque é muito arborizado e tem esculturas por toda a parte. Uma das melhores atrações do local para mim, são as famosas paredes de pedra em forma de onda. É uma loucura,ver pessoas de todas as idades escalando para tirar fotos. Nos arredores do parque tem diversas lojas de souvenires, aproveite para comprar suas lembranças de Barcelona. As lojinhas estão abarrotadas de coisas e o  preço é justo. É claro que vale pesquisar um pouco e não custa pedir um desconto... 


Nenhum comentário: