quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARIS

Assim como o famoso escritor Ernest Hemingway, não tive como deixar de utilizar sua famosa frase: Paris é uma festa!!
Acredito que é muito difícil descrever fielmente tudo aquilo que vi e senti em Paris, mas tentarei transmitir ao menos um pouco da magia da "cidade Luz".
A Capital francesa é incrivelmente romântica, inegavelmente rica de história e detalhes que encantam...acho que acabo de encontrar uma palavra que define bem o que Paris significa para mim: INESQUECÍVEL!!
Acredito que não há ninguém que tenha conhecido Paris e não tenha se encantado de forma inesquecível!
Seja de dia ou de noite, a "Cidade Luz "brilha, é charmosíssima, elegante e surpreendente. Explico: para todos os lados que meu olhar me levava, encontrava uma riqueza de detalhes inimaginável, me impressionava a cada rua, a cada monumento e me emocionava a todo instante pensando em todos os momentos históricos que que esta cidade já viveu. É claro que todas as cidades viveram momentos históricos, mas Paris é realmente especial e não me faltam motivos para enaltecer esta cidade.
Passear pela charmosíssima Champs-Élysées (considerada uma das avenidas mais belas do Mundo) e ver o Arc de Triomphe ao fundo, atravessar a deslumbrante Ponte Alexandre III, adentrar na Catedral de Notre-Dame, subir até o topo da Tour Eiffel e ver a cidade aos seus pés...., é realmente indescritível e impossível de se esquecer!!

Meios de transporte
A cidade tem uma excelente estrutura de metrô, é possível conhecê-la praticamente inteira com esse tipo de transporte. É claro que não dispenso jamais aquela andadinha básica porque só assim mesmo para se conhecer realmente qualquer cidade.

Segurança
Como qualquer cidade grande é bom sempre estar atento, mas Paris é muito segura. Não me senti em momento algum ameaçada por nada.



REGIÕES
A cidade é dividida pelo famoso rio Sena, é ponto indiscutível: as distâncias são medidas a partir dele e até os números de rua determinados por ele. Além disso, a cidade se divide em Rive Droite (margem direita) e Rive Gauche (margem esquerda). As pontes dão um charme especial à cidade e ligam de um ponto ao outro.
Só para salientar ainda mais a importância deste rio, praticamente todos os edifícios importantes de Paris encontram-se ao longo ou perto dele ( Ao exemplo do Louvre, da Catedral de Notre-Dame...)
O rio tem grande movimento de barcos comerciais e de lazer, os bateaux-mouches, que estão em toda a parte e fazem um tour pela cidade tanto de dia quanto à noite.

Estivemos por 7 noites em Paris e infelizmente não foi o suficiente para conhecer tudo, portanto se vai somente passar 2 ou 3 noites por lá, é bom escolher aquilo que realmente deseja conhecer e assim mesmo administrar bem o tempo, pois a cidade tem muito para ser visto.


*ÎLE DE LA CITÉ

A Île de la Cité (Ilha da Cidade) é uma de duas ilhas no rio Sena (a outra é a Île Saint-Louis). Foi onde a cidade medieval de Paris foi fundada e lá estão várias atrações da cidade: a Conciergerie, o Palais de Justice, a Catedral de Notre-Dame, a Place des Vosges, a Place de la Bastille, a Sainte-Chapelle... E também alguns dos grandes museus da cidade: o Musée Picasso, o Centre Pompidou...


CATEDRAL DE NOTRE-DAME
A Notre-Dame é maravilhosa e sem sombra de dúvida imperdível!!
A construção da Notre-Dame de Paris teve início em 1163 e dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora). Foi construída em estilo gótico e é tão marcante vista por fora quanto por dentro.
Na fachada oeste estão as portas de entrada, mas não entre sem ao menos observar bastante cada rico detalhe desta impressionante fachada, perceba que as gárgulas parecem estar nos observando atentamente.
No interior da Catedral, os vitrais são deslumbrantes e a grandiosidade surpreende, a nave central é belíssima e imensa. (há uma maquete com a réplica da Catedral lá dentro).Também no interior, a sala do Tesouro guarda importantes coleções religiosas. Se tiver sorte, é possível até assistir à uma missa na Catedral.
Ao terminar a visita no interior, não deixe de circundar a Catedral e admira-la de todos os ângulos. Na fachada leste não deixe de notar os impressionantes Arcobotantes com vão de 15 metros e aproveite para passear pelo jardim, que tem uma fonte ao centro e bancos com uma bela vista para o rio e também para a Catedral.
A Catedral está aberta para visitas diariamente das 7:45 às 18:45. Para subir às Torres o horário é diferente no inverno e verão, mas até as 16:45 hs é possível conhecer a Torre Sul, onde está o famoso sino Emanuel.
A Catedral foi palco de grandes eventos como a coroação de Henrique IV (1422) e de Napoleão Bonaparte (1804), a beatificação de Joana D'Arc (1909).


PALAIS DE JUSTICE
É um grande e belo bloco de edifícios ao longo do Sena, com torres góticas. Já foi sede do poder Real, mas constitui hoje os tribunais da cidade, personificando o grande legado de Napoleão: o sistema judiciário francês.
O prédio fica em frente à uma grande praça que no inverno tem uma pista de patinação no gelo ao ar livre. Nesta mesma praça do lado oposto ao Palais tem um restaurante (na esquina) que é um charme!! Chama-se BISTROT MARGUERITE e fica na 2, Quai de Gesvres 75004.Almoçamos lá e optamos pelo menú (saiu em torno de 40 Euros o casal, com direito a garrafa de vinho. E valeu cada centavo!!), que neste caso tinha até escargot. Mesmo que nunca tenha provado, vale a pena experimentar. É só tirar da cabeça que está comendo caramujo que tenho certeza que irá apreciar!! Ai que delícia!!

CONCIERGERIE

Este edifício tem o aspecto bastante sinistro e marcante e já foi a principal prisão do país durante a Revolução. A lendária Maria Antonieta passou seus últimos dias numa pequena cela no interior do edifício.
Infelizmente não tivemos tempo de fazer a visita, que é paga e oferece um tour pelo interior da antiga prisão e da sala de tortura.

SAINTE-CHAPELLE
Uma igreja lindíssima, tanto que tem sido aclamada como uma das maiores obras de arte do mundo ocidental. Na Idade Média era tida pelos devotos como" um portão para o céu". A visita é paga e vale cada centavo para ver o interior e se deslumbrar com os vitrais, separados por finas colunas. O teto é também de ficar boquiaberto, é pontilhado com mil estrelas que representam as cenas bíblicas. A capela foi terminada em 1248 por Luís XI para abrigar o que se acreditava ser a Coroa de Espinhos de Cristo e fragmentos da verdadeira Cruz( que agora está no tesouro da Notre-Dame).
Regularmente são realizados concertos vespertinos na capela, que tem uma excelente acústica.
Aberto diariamente de Abril à Setembro das 9:30 às 18:00 e de Outubro à Março das 10:00 às 17:00 hs.



PLACE DES VOSGES
É uma praça muito linda e perfeitamente simétrica, considerada uma das mais belas do Mundo. São 9 casas de cada lado, que hoje abrigam comércio de antiguidades e elegantes cafés.Esta praça foi palco de vários momentos históricos, como um torneio de três dias para celebrar o casamento de Luís XIII com Ana da Áustria em 1615.




PLACE DE LA BASTILLE
Foi alí, em 14 de Julho de 1789, que começou a Revolução Francesa. Nada restou da antiga prisão que foi atacada naquele dia pelos revolucionários, mas ao centro da praça está a Colonne de Juillet, um monumento com 52 metros de altura e em seu topo a estátua do "gênio da liberdade" que foi feita em homenagem às vítimas da Revolução de 1830.
A praça não tem muito para se ver, mas vale a pena só de estar lá e pensar em toda a sua história.




MUSÉE PICASSO
Existem 3 museus dedicados à Picasso no Mundo. Dois dele ficam na Espanha, um deles em Barcelona e o outro em Málaga (cidade Natal do pintor).Tive o privilégio de conhecer os três e acredito que o de Paris seja o maior e mais completo de todos.
O pintor viveu boa parte de sua vida na França e com sua morte, a França acabou herdando um quarto de suas obras em lugar dos impostos de inventário. O Museu foi inaugurado em 1986 em um belíssimo edifício e conta com um acervo de mais de 200 quadros, 158 esculturas, além de peças de cerâmicas, esboços e gravuras. Também pode ser visto no museu, alguns quadros da coleção particular de Picasso, com obras de Rousseau, Cézanne, Braque, Miró e Matisse.

Pra quem é amante das artes como eu, o Musée Picasso de Paris é um prato cheio!! Imperdível!!
Para consultar os horários de funcionamento e os valores da entrada:
www.musee-picasso.fr


CENTRE POMPIDOU
O Centre Pompidou é um museu de arte moderna e contemporânea que tem exposições temporárias e permanentes ( com obras de artistas como Matissse, Picasso, Miró...)
O edifício de 1977 é uma atração à parte: ele foi construído às avessas. Todas as tubulações de ar e água, os elevadores e até as imensas vigas de aço são expostos e isso dá um aspecto incrível ao prédio. Nunca vi nada semelhante.
É possível adentrar no saguão principal sem ter que pagar pelo ingresso e aproveitar para tomar um café e apreciar a interessante arquitetura moderníssima do prédio. Vale a visita, mesmo que seja só para uma passadinha.
Para maiores informação segue o link do site:
www.centrepompidou.fr


ST- EUSTACHE
Estavamos voltando do Centre Pompidou, nos deparamos com esta linda igreja e decidimos entrar. Que bela surpresa!! Nem sabia da existência desta igreja e muito menos imaginava que o interior dela era tão bonito. Depois que conhecemos fui fazer uma pesquisa básica e acabei descobrindo que ela foi palco de muitos eventos importantes como o batismo da Madame de Pompadour, do Cardeal Richelieu e do dramaturgo Moliere, além de funerais de La Fontaine e Colbert (Primeiro Ministro de Luís XIV). A igreja tem a planta gótica, mas com decoração renascentista e é considerada uma das mais belas de Paris.
No exterior da igreja há uma interessante escultura de Henri de Miller chamada A Escuta que tem uma cabeça gigante e uma mão.

OPERA NATIONAL DE PARIS GARNIER
Este extravagante edifício foi projetado por Charles Garnier para Napoleão III em 1862. Hoje é a sede do Ballet de l'Opéra de Paris. A noite o prédio fica ainda mais bonito com a iluminação.
A região do Opera Garnier é super movimentada durante o dia e a noite graças ao comércio, tem enormes lojas de departamentos como a famosíssima Galeries Lafayette entre muitas outras. Aproveite para passear pelos arredores e quem sabe até fazer umas comprinhas.

LA MADELEINE
Começou a ser construída em 1764 e seu projeto é como um templo grego. Não foi consagrada como igreja até 1845 e cogitava-se utilizá-la como um banco, bolsa de valores e até uma estação de trem. O interior da igreja é lindo, com mármore rosado e muito dourado. Em destaque está a imagem de Assunção de Maria Madalena . Maravilhosa!!



PLACE VENDÔME
Esta praça é linda e também muito elegante. Aqui já viveram Chopin (que morreu em 1849 no n 12) e César Ritz, que instalou seu famoso hotel no n 15. O American Bar do Ritz era ponto de encontro de célebres como os escritores Ernest Hemingway, Francis Scott Fitzgerald e Gertrude Stein. O projeto inicial da praça previa embaixadas e academias, mas os banqueiros foram chegando e construindo suas belas mansões. A noite a praça fica ainda mais elegante com a intensa iluminação espalhada por todos os lados e também na imensa estátua de Napoleão pela Colonne da la Grande Armée.




PALAIS ROYAL
Este Palácio foi construído em 1632 para ser a residência do Cardeal Richilieu e por este motivo era chamado de Palais du Cardinal, mas após sua morte foi para as mãos da Família Real, que estabeleceu residência alí e seu nome passou a ser chamado de Palais Royal. Foi um dos principais centros dos movimentos políticos de 1789, mas após a Revolução passou a ser antro de joatina e prostituição. Fica no centrode Paris, bem pertinho do Louvre e atualmente está fechado ao público, exceto os jardins com pórticos, que podem ser visitados. O Palais abriga os Conselhos do Estado e o Ministério da Cultura, além de algumas lojas de luxo. Algumas esculturas modernas podem ser apreciadas no jardim do Palácio.




PLACE DE LA CONCORDE
É extremamente suntuosa e com certeza uma mais históricas de toda a Europa. Foi construída em 1775 para ser a praça onde ficaria a estátua equestre de Luís XV. O monumento durou pouco e foi substituído pela guilhotina e a praça passu a chamar-se Place de la Révolucion. Em 1793, Luís XVI, Maria Antonieta, Danton, Robespierre e mais outras mil pessoas foram decapitadas na praça. Depois do fim do Reinado do Terror, a praça finalmente ganhou seu nome "Concórdia". O imenso e belo Obelisco que está na praça tem 3.200 anos e foi doado pelo vice-rei do Egito. A praça tem fontes maravilhosas com apliques em ouro. Impossível deixar de ir.




MUSÉE DE L'ORANGERIE
Infelizmente não tivemos tempo de conhecer por dentro, mas o acervo do museu conta com grandes pinturas de Monet, Renoir, Cézanne, Picasso, Rousseau, entre tantos outros.
Para maiores informações:
www.paris.fr/musees






JARDIN DES TUILLERIES
Este jardim foi criado no século XVI por Catarina de Médicis como "decoração"do Palais de Tuilleries, onde passava seu tempo livre. Em 1664, o mesmo arquiteto que desenhou os famosos Jardins de Versailhes, transformou o Jardim ao estilo francês, deixando-o formal, simétrico e pleno de estátuas. Em 1871 o Palais foi incendiado durante a Comuna e dele nada restou, mas o Jardim permaneceu e é realmente belíssimo e tem uma explêndida vista, inclusive para a Tour Eiffel. Não deixe de passear pelo jardim( mesmo no inverno) e apreciar tudo em volta, desde a arquitetura ao redor até as lindas árvores, além de ser um charme estar num Jardim ao lado do rio Sena. Vale a visita.
Seguindo sempre em frente no Jardim (sentido contrário ao Musée de L'Orangerie) você passará pelo Jardin du Carroussel, onde está o Arc de Triomphe du Carroussel ( outro arco construído para Napoleão para celebrar triunfos militares, especialmente o da batalha de Austerlitz- 1815) que é belíssimo. A partir daí você já está no Louvre e logo irá se deparar com a entrada pela incrível e famosa pirâmide de vidro.



MUSÉE DU LOUVRE
Nem preciso dizer que é imperdível, né?! Ser for amante das artes, dedique ao menos um dia inteirinho para desbravar o museu, e acredite: você não vai conseguir ver tudo. Mesmo que não tenha muito tempo, não deixe de ir!! O museu oferece visitas noturnas e os preços reduzidos após às 18:00 hs.
Bom, só para se ter uma idéia da imensidão do museu, ele começou a ser construído em 1190 para ser uma fortaleza de proteção à cidade contra o ataque dos Vikings. Em 1546 foi reconstruída, ampliada e modificada e por repetidas vezes recebeu outras modificações e ampliações ao longo dos séculos, por uma sucessão de governantes.
Além de imenso no tamanho, o Louvre tem um gigantesco acervo de artes, que vão desde a arte grega e romana até as antiguidades orientais, arte egípcia, até os dias de hoje. O patrimônio do Louvre é realmente incrível e conta, é claro com algumas das grandes obras-primas de todos os tempos, como as estátuas da Vénus de Milo e a Vitória de Samotrácia (ambas do período helenístico, por volta do século 2 a.c.), além da lendária Mona Lisa (ou Gioconda- 1503/07), de Leonardo da Vinci. Um aviso: muitas pessoas ficam extremamente decepcionadas por esperarem uma tela imensa, mas o quadro da Mona Lisa tem apenas 77 × 53 cm. Não é decepcionante não, a pintura é extremamente bela e impressionantemente real. Se tiver uma grande sorte de chegar cedo ou pegar a sala em que ela está bem vazia (prepare-se, pois vive cheia) você poderá ir de um canto ao outro da sala e continuará sendo observado pela olhos enigmáticos da Gioconda.
Não deixe de visitar os fossos medievais, onde a base das torres gêmeas e o apoio da ponte levadiça da antiga fortaleza que alí existia ainda podem ser vistos.
É claro que não vou citar aqui todas as grandes obras do Louvre, pois são muitas, mas se quiser planejar bem a sua visita, segue o link do museu, que tem a lista completa do acervo:
www.louvre.fr


CHAMPS-ELYSÉES
Essa avenida é a cara de Paris!! É linda de morrer, não é à toa que é considerada a mais bela avenida de Paris!! Ela percorre quase 2 km da Place de la Concorde e a Place Charles de Gaulle-Étoile, onde está nada mais nada menos que o ARC DE TRIOMPHE. É toda arborizada e tem cafés, restaurantes, lojas de estilistas famosos, teatros, cinemas e bancos em toda a sua extensão. Como fomos na época de Natal, ela estava inteira cheia de luzes nas árvores, maravilhosa!!
A história desta famosa avenida, cujo o nome significa Campos Elísios (local onde jaziam as almas virtuosas), começa em 1660, quando o arquiteto André Le Notre surge com a idéia de fazer a ligação em linha reta da Place de la Concorde ao Arc de Triomphe. No século 19 foi transformada de pista de cavalos para um bulevar e hoje é o local onde ocorrem as grandes comemorações francesas. Não deixe de passear por esta charmosíssima avenida, cujos jardins foram utilizados para a Exposição Universal de 1885 e também já foi cenário de grandes momentos históricos como as paradas da Vitória, após as duas Guerras Mundiais.Imperdível!!



ARC DE TRIOMPHE
Conhecido Mundialmente, este lindo monumento foi prometido por Napoleão em 1805 à seus bravos soldados, para que voltassem da Batalha de Austerliz "sob arcos triunfais". Mas Napoleão não contava com os problemas no plano arquitetônico e nem mesmo imaginava sua queda do poder. Esses acontecimentos retardaram muito a obra, que só foi finalizada em 1836.
A obra é magnífica, tem 50 metros de altura, e o arco é totalmente trabalhado em relevos e esculturas.
No solo está o Túmulo do Soldado Desconhecido (“Ici repose un soldat français mort pour la patrie”). As cinzas do desconhecido combatente francês (que morreu durante os sangrentos conflitos da I Guerra Mundial)estão lá desde 1920.
Não deixe de subir ao topo do monumento, que é pago e apesar da árdua subida pelas escadas, vale totalmente a pena. A vista lá de cima é super privilegiada, além de ser muito emocionante estar no topo do famoso Arc de Triumph.
De lá pode se ter uma excelente idéia do planejamento urbanístico de Paris, pois o arco é o ponto de partida para a formação de 12 avenidas formando uma estrela (étoile em francês), e por este motivo dá nome á praça onde está o Arco, a Place de L' Étoile. Esta obra urbanística foi projetada Georges-Eugéne Haussmann, que foi designado prefeito por Napoleão e durante 17 anos ocupou o cargo. Haussmann contratou os melhores engenheiros e arquitetos da época e demoliu as ruas apertadas e insalubres, transformando a capital numa cidade geométrica, ordenada e ventilada.
Na reta que vai da Champs-Elyséss e atrvessa o Arco, fica a Ave de La Grand Armée, seguindo seu olhar até o fim desta avenida, é possível avistar La Grande Arche (chamado por muitos de Novo Arco), um cubo imenso de concreto que é oco no centro.
www.monum.fr


GRAND PALAIS
Este maravilhoso Palácio foi um dos primeiros lugares que visitei em Paris e com certeza tenho um carinho especial tanto por ele como pelo Petit Palais, que fica bem em frente. Ambos começaram a ser construídos para abrigar a Exposição Universal de 1900 e são parte integrante do conjunto arquitectónico que também inclui a Ponte Alexandre III.
A fachada do Palácio é em estilo clássico e tem estátuas de bronze com cavalos alados nos quatro cantos, além da decoração art nouveau em ferro, só por isso já dá para se imaginar sua beleza. Em 2005 sua nave central foi reaberta para a celebração de salões e exposições temporárias variadas.
Para saber mais sobre as exposições e horários de funcionamento:
www.palais-decouverte.fr


PETIT PALAIS
Após visitar o Grand Palais, atravesse a rua e conheça o Petit Palais. Este Palácio é um charme, além de preservar grande parte das pinturas nos tetos e dos adornos da época em que foi construído, ele abriga hoje o Musée des Beaux-Arts (museu de belas artes) de Paris. As obras foram doadas por colecionadores particulares e estão divididas em seções, que tem belas peças de cerâmica e cristal, além de desenhos medievais e renascentistas, e é claro de grandes obras de pintores como Ingres, Delacroix e Coubert, entre outros. Vale muito a visita, não deixe de ir!! É encantador!! Para maiores informações:
www.petitpalais.paris.fr


PONT ALEXANDRE III
Esta é, sem sombra de dúvida, a ponte mais maravilhosa que eu vi em toda a minha vida!! É inexplicavelmente linda!! Ela foi construída para a Exposição Universal de 1900, mas também para comemorar a aliança franco-russa de 1892. Tem uma riquíssima decoração Art Nouveau com lampiões, ninfas e querubins, além dos cavalos alados dourados. Além de magnífica na beleza, é uma das maravilhas da engenharia do século 19, pois consiste apenas em um único arco de aço de 6 metros de altura que cruza o rio Sena em vão aberto. A ponte pode ser vista de vários pontos de Paris e seguindo por ela chegaremos ao
Hôtel des Invalides, onde está enterrado Napoleão Bonaparte.



HÔTEL DES INVALIDES
Em 1670, Luis XIV encomendou este edifício para abrigar os veteranos feridos em guerra e sem lar, muitos deles eram mendigos. O nome se dá justamente à isso, o "Palácio do Inválidos", chegou a abrigar seis mil soldados e ainda hoje há soldados residentes, mas em numero infinitamente menor (cerca de cem soldados). O prédio também é sede do Musée de l'Armée e também do Musée de l'Ordre de la Libération.
Para quem gosta de história e principalmente das histórias relacionadas a guerras o Musée de l'Armée é bem interessante. A visita é paga e oferece um completo acervo de armaduras e uniformes de homens e cavalos, armas de guerra, objetos que vão da Idade da Pedra até a Segunda Guerra Mundial. A máscara mortuária de Napoleão e seu cavalo Vizier (empalhado) também fazem parte do acervo.
Ao adentrar no grande pátio, verá a estátua de Napoleão e poderá subir as escadas até os andares superiores, onde é possível ter conhecer melhor o lugar.
Anos após o término da construção, foi incorporado ao prédio a Église du Dôme, com seu inigualável telhado dourado que reluz por toda a cidade( É possível avistá-lo por diversos pontos da cidade). É aqui, embaixo desta linda e suntuosa cúpula que está enterrado Napoleão Bonaparte ( apesar de Napoleão ter morrido na Ilha de Santa Helena, 20 anos após sua morte, seu corpo foi liberado para voltar à Paris) além dos restos mortais de outros célebres. O monumental sarcófago que contém as cinzas de Napoleão fica no centro e é a maior atração da "Dôme.
As visitas são pagas, mas ao meu ver valem muito a pena. Para maiores informações:
www.invalides.org


TOUR EIFFEL
A Tour Eiffel foi brilhantemente projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889, comemorando o centenário da Revolução Francesa. Foi construída em tempo récorde, aproximadamente 2 anos e 2 meses e tem 324 metros de altura (manteve-se como o edifício mais alto do mundo até 1931, com a construção do Empire State).
A estrutura da torre é toda em aço, são 10 mil toneladas em cerca de 15 mil peças. Na época, foi ridicularizada e muito criticada pela população e cogitava-se até a sua demolição.
A “Dama de Ferro”, como é chamada pelos parisienses, recebe anualmente a visita de 7 milhões de pessoas, é o local mais visitado por turistas no mundo. Portanto, é preciso ter paciência pois sempre há filas. Durante a temporada as filas são maiores, mas não desista em hipótese alguma, afinal não é todo o dia que temos uma oportunidade dessa!
A torre tem 3 andares e é possível subir pelas escadas até o segundo andar (são 704 degraus na subida e não esqueça da descida), mas sem dúvida é melhor pagar o ticket de elevador para as 3 plataformas. É mais caro, mas nada exorbitante e vale cada centavo!!
A torre pode ser visitada dia dia ou durante a noite. Eu conheci durante o dia e amei porque deu para ver a cidade toda (prefira os dias com menos nuvens para ter uma plena visão da cidade), mas acredito que de noite deve ser maravilhoso também, pois a torre fica totalmente iluminada com mais de 300 projetores, além disso, a cidade luz fica incrivelmente iluminada.
Já dá para sentir um friozinho na barriga no primeiro andar, aos 57 metros de altura. Aliás, como o elevador é panorâmico e o pé da torre é curvo, o elevador já é uma emoção à parte. A vista é linda, aproveite para tirar muitas fotos de todos os ângulos. Neste andar há um restaurante, uma agência de correio, banheiros e uma lojinha. Deixe para comprar os souvenires em um local menos turístico, à preços bem melhores.
Ao terminar o tour pelo andar, pegue a fila para o elevador que o levará ao segundo piso. A vista é melhor ainda. Paris é praticamente plana, o que possibilita visualiza-la de maneira esplêndida! O famoso e legante restaurante Jules Verne fica neste piso, mas para fazer uma refeição completa lá, não vai gastar menos de 100 euros por pessoa. Se estiver disposto à essa extravagância, não deixe de fazer reservas com bastante antecedência.
www.lejulesverne-paris.com
Também neste piso há uma loja, um cinema que conta a história da construção da torre e também um museu de cera, que retrata Gustave Eiffel cercado de projetos em seu escritório.
Pegue novamente o elevador e siga para o ultimo piso, onde há telas de proteção e uma parte com vidro para proteger contra o vento. Bom, aqui o frio na barriga já é bem maior, afinal você está a 300 metros de altura.
Eu passei parte da minha Lua de Mel em Paris e só isso já é motivo suficiente para ser mágico, mas estar alí em cima com seu grande amor e ver Paris literalmente aos seus pés, foi uma sensação incrível, inesquecível!! Se for à Paris e não subir na Tour Eiffel, você não foi à Paris!! Não deixe de ir!!
www.eiffel-tower.fr



PALLAIS DE CHAILLOT
Infelizmente só sobrou tempo para conhecê-lo por fora. O Palais é imenso e fica bem em frente à Tour Eiffel. Foi construído para a Exposição de Paris de 1937 e hoje abriga a Cinématheque Française, o Musée de l'Homme e o Musée de la Marine.



CHAMPS-DE-MARS
Os belos jardins do Champs de Mars (Campo de Marte) são imensos, uma das maiores áreas verdes da cidade. São quase 25 hectares que ligam a Tour Eiffel à École Militaire. Hoje em dia, a área é utilizada para cerimônias com grande público, subidas se balões e até corridas de cavalos.
O tempo estava fechado e optamos não subir na Tour Eiffel naquele dia, decidimos andar pelo Champs de Mars até a École Militaire e quando estávamos bem na metado do caminho começou a chover torrencialmente. Foi um Deus nos acuda porque ali não há onde se proteger e nós ( e todas as outras pessoas que ali estavam) tomamos uma chuva daquelas. Acabou sendo uma aventura e no fim demos boas gargalhadas.



ÉCOLE MILITAIRE
A história desta Academia que foi fundada em 1751 para educar 500 filhos de militares que empobreceram, é bem conturbada.
Luís XV e sua amante, a Madame de Pompadour, encomendaram a obra para rivalizar com o Hotel dês Invalides (de Luís XIV). Mas os custos da obra acabaram virando um problema e o Estado Francês se viu obrigado a criar soluções criativas para angariar fundos: criou uma loteria e aumentou o imposto sobre o jogo de cartas. Um de seus ilustres estudantes: Napoleão Bonaparte.
É uma pena, mas as visitas são feitas somente com licença especial do Comandante.


MUSÉE RODIN
Depois de tanto ter estudado e me apaixonado pelas esculturas de Rodin na Faculdade, finalmente ali estava eu: vendo tudo ao vivo!!
August Rodin (1840-1917) foi considerado um dos maiores escultores de todos os tempos, é um orgulho para os franceses.
O museu é belíssimo e conta com as grandes obras de Rodin. O Jardim interno é um espetáculo, lá estão muitas de suas obras, como o famosíssimo “O Pensador”, “Os burgueses de Calais”, e a impressionante “Porta do Inferno”. No interior do museu, as obras estão em ordem cronológica e ali podemos apreciar outros incríveis trabalhos do artista como “O Beijo” e “Eva”.
Um prato cheio para quem aprecia a boa arte!! Adoro!!
www.musee-rodin.fr




RIVE GAUCHE
Desde sempre, a Rive Gauche (margem esquerda do rio Sena) esteve ligada a poetas, filósofos e artistas em geral. Mesmo com a invasão da alta sociedade por lá, a região ainda mantém o espírito boêmio e os cafés nas calçada. O Boulevard Saint Germain-des- Pres é a principal rua desta região e nela estão instalados livrarias, butiques, cinemas, restaurantes e cafés. Os dois cafés mais famosos são o LES DEUX MAGOTS (na esquina com a Rue Bonaparte) e o CAFÉ DE FLORE (o preferido de Jean Paul Sartre e Simone Beauvoir), ambos continuam sendo muito freqüentados por intelectuais, filósofos, escritores e artistas. Também nesta rua, bem próximo aos cafés mencionados, está a igreja mais antiga de Paris, a St- Germain-des-Prés, onde René Decartes está enterrado.



MUSÉE D'ORSAY
É o segundo maior museu de Paris, só perde para o Louvre (que cedeu parte de seu acervo para o D’Orsay). Fiquei muito triste por não ter tido tempo de conhece-lo e da próxima vez que estiver em Paris, será uma prioridade!! Olha só o que eu perdi:
O museu tem uma rica diversidade de artes, que inclui até mobiliário. Famosíssimas obras como o “Auto-retrato” e “Noite estrelada sobre o rio Ródano”de Van Gogh, a “Prima ballerina” de Degas... entre tantas outras obras incríveis de Ingres, Delacroix, Coubert, Manet, Cézanne, Matisse, Gauguin... alem das famosas peças de vidro de René Lalique.
www.musse-orsay.fr




LA SORBONNE
Em 1253 foi fundada por Robert de Sorbon, para que 16 letrados pobres pudessem estudar teologia. Passou por diversas transformações , inclusive seu fechamento. Foi restabelecida por Napoleão em 1806 e a Sorbonne foi sede da Universidade de Paris até 1969. Depois disso foi dividida em 13 unidades. No prédio original só ocorrem palestras, mas vale a pena dar uma passadinha por lá... só de imaginar que tantos personagens célebres como Ferdinand Buisson( prêmio Nobel da paz), Ignácio de Loyola (fundador da Companhia de Jesus), Jean-Paul Sartre (filósofo e escritor), Joseph Ratzinger(Papa Bento XVI), Jean-Jacques Ampère(físico),entre tantos outros...e até o nosso ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.


PANTHÉON
A fachada é inspirada no Panteão de Roma e é belíssima. O edifício foi encomendado por Luís XV em 1790, que após se recuperar de uma grave doença, decidiu homenagear Santa Genoveva (a padroeira de Paris).
Com a Revolução Francesa, o prédio foi tomado e virou um panteão para abrigar os túmulos do heróis do pais. Antes de se tornar público, foi devolvido aos religiosos .
O interior é ricamente decorado e tem os restos mortais de celebres como Voltaire, Zola, Rousseau, Alexandre Dumas, entre outros.


PALAIS DU LUXEMBOURG
Foi construído para que Maria de Médici (viúva de Henrique IV), se lembrasse de Florença(sua cidade natal). Quando foi concluído, ela já havia sido banida de Paris. O Palais continuou sendo residência Real até a Revolução. Depois disso foi utilizado como prisão e até quartel general alemão. Hoje funciona como a sede do Senado e as vicitas só são possível com agendamento em grupo.
O Jardin du Luxembourg é deslumbrante, e além do belo paisagismo, tem maravilhosas estátuas e fontes, detscando-se a Fontana de Medicis (século 17 em estilo italiano).
www.senat.fr




MONTMARTRE
É o bairro mais alto de Paris, fica sob uma colina na região norte da cidade.
Já foi a região noturna mais agitada de Paris com seus bordéis, cabarés e teatros. Era ponto de encontro de artistas, poetas e escritores no século 19. A melhor maneira de chegar até lá é de metrô.





SACRÉ-COEUR
A Basílica é imensa e tem estilo neo-romântico e apesar de nunca ter sido considerada por sua beleza, é um dos mais importantes prédios católicos da França.
Começou a ser construída em 1870 e só foi concluída em 1914. Destaque para a magnífica estátua da Virgem Maria e o Menino. Por estar no alto da colina, de lá se tem uma das mais belas vistas de Paris!!



MOULIN ROUGE
O Famoso Moulin Rouge, tornou-se palco de musicais a partir de 1900. O pintor Henri de Toulouse-Lautrec foi o responsável por imortalizar o cancã com seus divertidos e coloridos cartazes e desenhos. Ainda hoje é possível assistir um espetáculo lá, mas num estilo muito mais glamuroso que naquele tempo.
www.moulinrouge.fr



FORA DO CENTRO


LA DÉFENSE
É um centro empresarial, o maior de toda Europa, está repleto de prédios de escritórios modernos, hotéis de luxo e também um comercio. A região é afastada do centro de Paris, mas é de fácil acesso, graças ao excelente sistema de metrô.
Ficamos hospedamos em La Defense, no Renaissance. O hotel é fantástico, muito luxuoso. A comida é um escândalo de maravilhosa... É claro que não é barato, mas vale 100 % a pena. O hotel tem um a vista fabulosa para o monumento LA GRAND ARCHE (ou Novo Arco como é denominado por muitos). Trata-se de um imenso cubo de concreto oco por dentro. É tão imenso que dentro dele caberia a Notre Dame. Foi construído no final de 1980 e nas laterais do cubo há um centro comercial e uma galeria.
O fato de estarmos hospedados afastados do centro não atrapalhou em nada, até ajudou. Acabamos conhecendo bem uma região que provavelmente não conheceríamos e como a estação de trem e metrô ficava absolutamente em frente ao hotel, ficou muito mais fácil para ir à Versailhes.


VOCABULÁRIO BÁSICO
(para falar o mínimo, mas é claro que não substitui um mini dicionário de bolso...)

Bonjour (Bõ _jurr_) - Bom dia
Bonsoir / bonne nuit (Bõssu _árr_ /bón nuí) - Boa tarde / Boa noite
Je m'appelle (Je ma péll _ jan_) - Meu nome é
Enchanté (homem) ou enchantée (mulher) (Anchant _ê_) - Prazer em conhecê-lo(a)
Au revoir (Orrvu _árr_) - Até logo
À bientôt ( Á biant _ ô_) - Até breve
À demain ( Á demã) - Até amanhã
Merci beaucoup ( Merrci bo _cu_) - Muito obrigado(a)
je veux (je vê) - eu quero
l'entrée (lãtrrê) - entrada, bilhete
les heures d'ouverture (lezérr duvérrtirr) - horário de funcionamento

números:
zero-zéro
um-un
dois - deux
três -trois
quatro-quatre
cinco-cinq
seis -six
sete -sept
oito -huit
nove-neuf
dez -dix

Dias da semana
Segunda-Lundi
Terça-Mardi
Quarta-Mercredi
Quinta-Jeudi
Sexta-Vendredi
Sábado-Samedi
Domingo-Dimanche


Frases :

Não, obrigado (a)- Non, merci (nõ mêr-ci)
Por favor-S’il vous plaît (sill vu plé)
Desculpe!/Perdão!-(par-dõ)
Pode me dizer …?-Pouvez-vous me dire …?-(pu-vê vu me dir)
Quanto custa?-Combien ça coûte?(com-bi-ã ça cu-te)
Pode me ajudar?-Pouvez-vous m’aider?(pu-vê-vu mé-dê)
Não compreendo-Je ne comprends pas(je ne com-prrã pa)
Não falo francês-Je ne parle pas français(je ne par-le pa frran-cé)



Alimentos
Pain (pão)
Sucre (açúcar)
Oeuf (ovo)
Lait (leite)
Pomme (maçã)
Poire (perâ)
Fraise (morango)
Citron (limão)
Fromage (queijo)



COMIDA

Diferente das porções em países como Espanha ou Itália por exemplo, as porções francesas são conhecidas por seu tamanho reduzido. As porções são menores sim, mas num contexto geral são primorosas tanto na qualidade, quanto na apresentação dos pratos.
Assim como os pães, os queijos são divinos e vale a pena provar todos os tipos que conseguir, você sentirá muita "saudade" deles!! Não pense em dieta nem por um segundo quando estiver em um dos tantos cafés da cidade, coma muitos croissants, brioches....adoro!! Não esqueça de tomar muito vinho e champagne legítima. Maravilhosos!!
Boa parte dos restaurantes tem o menú também em inglês, e para quem tem uma vaga ideia da língua, isso ajuda um bocado. Mas abaixo segue uma lista básica com alguns pratos e a "tradução" deles:

Coq au vin- galo cozido ao molho de vinho
Noisettes d'Agneau- costeletas macias de carneiro servidas com batatas.
Magret de Canard- peito de pato
Cotê de Porc- Costeleta de porco
Soupe à l'oignon- sopa de cebola tradicional da França, leva pães torrados e queijo e às vezes até gema de ovo.
Poisson- peixe
Coquilles Saint- Jacques- vieiras cozidas na manteiga
Escargots à la bourgvignonne- escargots aom manteiga de alho


RESTAURANTES

Comemos muito bem em todos os restaurantes que provamos em Paris. A dica que dou é para não ter medo de pedir algo que não conheça, acho muito válido provar novos pratos, principalmente se está num local onde a culinária é tão diferente daquela que estamos habituados. Você não pode dizer que não gosta de escargots se nunca provou!! Vários restaurantes oferencem o menú, em que você tem direito à entrada e prato principal ( com algumas variações que oferecem bebida, sobremesa ou pão). Normalmente o menú do dia fica exposto em uma placa na frente do restaurante, lá eles indicam o valor e os pratos do dia disponíveis. É uma ótima opção para provar vários pratos e até para economizar.
A lista de alguns dos restaurantes que comemos em Paris segue abaixo:

*A maioria torno de 40 Euros o casal (menú) , com direito a garrafa de vinho.

*BISTROT MARGUERITE- 2, Quai de Gesvres 75004. (próximo ao PALAIS DE JUSTICE)

*BISTROT MANZARIN- 42, rue Manzarine- 75006

*TABAC D'ORSAY- ( na rua atrás do Musée D'Orsay)

*MEDOVA- 3, Rue de Echelle 75001

*LE COLIBRI- 8, PLACE DE LA MADELEINE 75008 (Na prça de Madeleine)

** L'APPART 9-11 rue du Colisée- 75008
Este eu sugiro para um jantar bem romântico. Amamos o lugar da decoração ao atendimento. A comida estava divina. Recomendo 100%. O jantar saiu em torno de 85 euros muito bem pagos, com direito à água, vinho, prato principal e sobremesa para dois. Faça reserva.
www. lappart.com

Nenhum comentário: