quinta-feira, 4 de setembro de 2008

MADRID


Capital da Espanha,situada na região central do país,Madrid é uma cidade linda que tem muita historia para contar. Ruas estreitas, muitas praças, parques, museus, igrejas e monumentos históricos, gente bonita e bem vestida, bons restaurantes...O Palácio Real é uma atração imperdível, assim como a Plaza Mayor e a Plaza do Sol. Tem muito para se conhecer em Madrid e não é nada difícil se apaixonar pela cidade, quem mais de 3 milhões de habitantes e é subdividida em Madrid Antiga e Madrid dos Bourbon.

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA
A conquista da Espanha foi alvo de muitos povos como fenícios e romanos. No século 8, durante a Idade Média, foi governada pelos Mouros vindos da África. Mais tarde foi reconquistada pelas forças cristãs e finalmente unificada no século 15. Diversos governantes tentaram unificar a cultura Espanhola, mas sem sucesso, pois a Espanha ainda é um país muito diversificado. A Espanha é banhada pelos Ocenos Atlântico e Mediterrâneo e tem 4 linguas oficiais. Inúmeras regiões mantiveram identidade e tradição independentes. Para se ter uma idéia, muitos catalães e bascos não se consideram espanhóis. 
 Madrid é a capital oficial do país, mas rivaliza com Barcelona (principal cidade da Catalunha) em diversos aspectos. Apesar de tantos contrastes, uma coisa é igual para todo o país: os espanhóis dedicam tanta energia para o trabalho quanto para a diversão, e isso faz com que o povo espanhol seja tão alegre e receptivo.


MADRID ANTIGA


* Plaza Mayor-
Praticamente todas as cidades da Espanha tem uma Plaza Mayor, era utilizada como o centro comercial das cidades, era o local onde tudo acontecia, onde moravam as pessoas mais importantes da cidade.
Era um local privilegiado por ser protegida, cercada de todos os lados por edifícios.Na Plaza Mayor de Madrid eram também realizados julgamentos da inquisição e execuções, além de touradas e cortejos, eram assistidos pelo grande público e por vezes recebia visita do Rei e da Rainha. Foi legado da Dinastia de Habsburgo (Austríaca). Embaixo dos edifícios da praça tem muitas lojas e cafés. Muitos eventos e passetas ainda ocorrem nesta praça, e se você for para Madrid em épocas festivas, pode encontrar por lá uma feira de artesanatos e artigos em geral. É sempre muito movimentada. Aos domingos recebe uma feira de antiguidades. A praça exibe uma beleza singular e tem a alma castelhana.





* Mercado de San Miguel-

O mercado de San Miguel fica em um interessante edifício com colunas em ferro fundido. Lá encontramos uma grande variedade de alimentos e utensilios para casa.
(Fica próximo a Plaza Mayor)






* Puerta del Sol-
Centro típico de Madrid, é o local original da entrada leste da cidade. No final do sec 19, foi transformada em praça e se tornou o centro dos cafés da cidade. Na véspera do Ano-Novo, à meia-noite, a multidão enche a praça e as pessoas comem uma uva a cada badalada do relógio, tradição que supostamente traz sorte para o ano todo. Esta festa é televisionada para toda a Espanha. 
As principais atrações da praça são:
-Estátua de Carlos III
-Estátua de bronze do urso
-Sede do Governo Regional
- Marco Zero (localizado fora do edifício e sinalizando no chão o quilômetro zero, ponto de início de todas as rodovias do país)






*Palácio Real-
Enorme e luxuoso, sua construção durou 26 anos, durante o reinado de dois reis da Dinastia dos Bourbon que habitaram o Palácio. Ficamos hospedados no Mellia Madrid Princesa, que além de ser um ótimo hotel, também tem uma boa localização e para nossa sorte ficava próximo ao Palácio. Fiquei tão apaixonada por ele, que todos os dias tinha que dar pelo menos uma passadinha por lá.Só a fachada do Palácio Real já encanta, em frente à ele, tem um belo jardim  com fontes 
e estátuas de seus imperadores.
O luxo vem desde os detalhes em ouro em muitos móveis, a tapeçaria feita exclusivamente para a côrte, os afrescos pintados no teto e nas paredes, nos grandiosos lustres de cristal e até nas estátuas de mármore espalhadas por todo o Palácio. O Palácio também abriga uma seleta galeria com importantes obras de arte de Caravaggio, também obras de Velázquez e Goya. A Real Oficina de Farmácia também está preservada, possui os mesmos armários e utensílios da época usados na fabricação de medicamentos. Assim como todo o restante, também é muito luxuosa . Também podemos conhecer a Real Armería , um importante acervo de armas e armaduras. Ao deixar o Palácio, não deixe de passar pelo Campo del Moro, um belo parque que leva este nome porque serviu de acampamento em 1109 para o exército Mouro. Já foi palco de tornei para cavalos e oferece uma bela vista para o Palácio.



*Catedral de la Almudena-
A Catedral fica ao lado do Palácio Real e sua
fachada neogótica é semelhante à do Palácio. A cripta abriga uma imagem do sec 16 da Virgem de Almudena (padroeira da cidade). A Catedral começou a ser construída em 1879, sendo concluída um século depois e celebrou  primeiro casamento Real em 2004, do príncipe Felipe com Letizia Ortiz.






*Plaza de España-
A Plaza de España fica na Gran Via( importante artéria do tráfego que levou décadas para ser construída) Os princi
pais atrativos da praça são:
- Obelisco de pedra (1928), que na frente tem a estátua de Miguel Cervantes, abaixo Dom Quixote em seu cavalo e Sancho Pança em uma mula. Dulcinéia, a amada de Dom Quixote, está à esquerda.- o
 imponente Edifício España
-Torre de Madrid (1957)conhecida como “la Jirafa”, já foi a estrutura de concreto mais alta do mundo.




MADRID DOS BOURBON

* Passeo del Prado- 
Foi inspirado na Piazza Navona(Roma) e construído pelo Rei Carlos III para ser o centro das ciências e das artes em Madrid. Em seus arredores o Real Jardín Botânico , os principais museus de Madrid, hotéis luxuosos como o famoso e extravagante Ritz. Esta região também possui muitas praças, entre elas a Plaza de Cibeles, com uma linda escultura da deusa romana Cibele ao centro de uma fonte. Também nos arredores Tem a Puerta de Alcalá, também construída por Carlos III para a chegada em Madrid de sua esposa,  Margarida da Áustria.
Podemos apreciar belíssimos prédios como o do Ministério da Agricultura, vale a pena passear por toda a extensão do passeo del Prado e apreciar estas maravilhas. 





*Real Jardín Botânico-
Tem mais de oito hectares e abriga uma coleção de mais de cinco mil espécies de plantas. É muito bonito mesmo no inverno. Destaque para as estufas.





*Museo Nacional del Prado-
Este famoso museu possui a maior coleção de arte espanhola do mundo, desde o sec 12 ao 19.
Os pontos altos são as pinturas espanholas do sec 17e as obras de Velázquez e Goya Também possui pinturas italianas, francesas, alemãs, holandesas, flamencas e também muitas esculturas.Imperdível! Nas fotos temos a entrada do museu e a estátua de Goya.






*Parque del Retiro-
Este parque é lindíssimo!! Digo isto porque mesmo no inverno pode-se ver belíssimas paisagens como destas fotos incríveis!!
 Estava muito frio neste dia (a sensação térmica era de uns 10 graus negativos) e por este motivo o parque não estava cheio. É muito extenso e muito procurado para o lazer e antigamente sediava o Palácio Real de Felipe IV . Hoje só restam do Palácio, o Casón Del Buen Retiro e o Museo Del Ejército.                                   No verão, barcos a remo podem ser alugados para passear pelo lago.Ao sul deste lago ficam dois pequenos Palácios, o Velázquez e o de Cristal, ambos construídos para abrigar exposições da época.








*Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía-
O Museu Reina Sofía abriga artes do sec 20 e tem obras famosas de Miró, Salvador Dalí,... Nunca vou esquecer da emoção de ver a imensa obra de Picasso: Guernica!!!
Acho que só por ela já vale a pena. As pessoas ficam horas apreciando.
O Museu é gratuíto aos sábados à tarde e aos domingos.
www.museoreinasofia.es

*Museo Thyssen- Bornemisza-
As obras de arte deste museu foram reunidas pela famíla Thyssen-Bornemisza ao longo de suas gerações, mas a maior parte e a mais importante foi adquirida pelo Estado Espanhol em 1993. Tem mais de mil obras, entre elas de Ticano, Goya, Picasso, Van Gogh e Gauguin. O Museu é fascinante e tem também interessantes exposições temporárias. Fechado todas as segundas.Aberto das 10:00 às 19:00 hs.
www.museothyssen.org



*Estación de Atocha-
Foi inaugurada em 1851 e na década de 1980 foi ampliado e modernizado. A parte mais antiga, feita com ferro e vidro é muito bonita e abriga um jardim de palmeiras.
Nos arredores da estação tem um belíssimo prédio do ministério da Agricultura (foto abaixo), vale a pena conferir a riqueza de detalhes da sua fachada. Ao lado foto da estação Atocha.





GASTRONOMIA
Na maioria dos restaurantes da Espanha você encontra o famoso menu, que consiste em:
entrada+prato principal+sobremesa. Na maioria das vezes dá direito também a uma taça de vinho da casa. Tudo isso por um só preço. Você escolhe uma dentre três a quatro opções por ítem. É bastante vantajoso na maioria das vezes e o melhor é que você pode experimentar muitos pratos da culinária local. Não deixe de provar a famosa paella(foto ao lado). Os pratos sào muito bem servidos na maioria dos restaurantes. Tome cuidado com o horário para comer. Os restaurantes fecham umas três da tarde e só reabrem no jantar.

*Candela de Palacio-Calle Princesa, 18
Tel: 915416038-915422379
www.candeladepalacio.com
Acho que foi o melhor restaurante que comemos em Madrid. Muito elegante e refinado, com boa carta de vinhos e ótima comida. Tomamos um vinho muito bom, Manuel Manzaneque Syrah 2003. Pedimos Confit de pato e Jarrete de cordero.
Não é barato, mas vale cada centavo.

*Pizzeria-Ristorante Emma y Julia- Cava Baja, 19 tel: 91 366 10 23
Esta pizzaria é de decoração rústica e acolhedora, de ambiente familiar. A pizza estava muito boa e o preço justo.Lembre-se que na maioria dos países Europeus a pizza é individual.

*Café Vergara Bar
Calle Vergara, 1. tel: 91 559 11 72






COMPRAS:

*El Corte Inglés
Famosa rede de lojas que tem tudo o que possa imaginar. Desde eletrônicos, roupas, acessórios até supermercado.
Tem inúmeras espalhadas por toda a Espanha, são muito tradicionais e em datas festivas como Natal, promovem apresentações de shows em plena rua e encantam crianças e adultos

*Calle Serrano-                                            
Rua de compras mais chique de Madrid. Instaladas em antigas mansões, lojas luxuosas como as italianas Versace, Gucci e Armani e também estilistas famosos como Adolfo Domínguez e Purificación García.



MADRID NOTURNA
Passar por Madrid sem conhecer pelo menos um bar de "tapas"(aperitivos), é cometer um pecado. A cidade ferve a noite toda, tem inúmeros barzinhos espalhados por todos os lados e também regiões com uma grande concentração deles. Aproveite para se deliciar com as tábuas de frios e com os vinhos da Espanha, que são ótimos. Além de ser uma experiência gastronômica única, os bares são, muitas vezes, extremamente pitorescos e em alguns casos inesquecíveis. Recomendo 100%!!

Nenhum comentário: