sexta-feira, 30 de julho de 2010

MONTEVIDEO

Puerta de la Ciudadela
Já estivemos em Montevideo por pelo menos 5 vezes e desde a primeira vez tenho a sensação de estar mergulhando no passado. É difícil explicar, mas em alguns aspectos parece que a cidade parou no tempo.
É incrível a quantidade de pessoas andando nas ruas tomando mate. Quase a metade da população do país, ou 1,4 milhão de habitantes, mora na capital. Apesar disto, nunca vi Montevideo como uma cidade caótica, com trânsito e corre-corre pelas ruas...Eles tem um outro ritmo, passei a entender isto passeando à pé pelas ruas de bairros residenciais. É incrível a quantidade de pessoas andando nas ruas tomando mate, sentadas na calçadas de suas casas conversando tranquilamente com vizinhos. Um sossego total!!
 Como já conheço bem tanto Montevideo com Buenos Aires, sempre me perguntam qual das duas capitais gosto mais. 
A resposta é simples: adoro as duas!!
São muito diferentes, Buenos Aires é mais vibrante, tem mais cara de Metrópole. Já Montevideo conserva um ar mais interiorano, pacato.
 Apesar do aparente ar de tranqüilidade, a cidade tem uma agitada vida noturna e excelentes restaurantes, dignos de qualquer megalópole do Mundo.

Tem um bom policiamento nas ruas, mas vale ficar atento em algumas regiões. As calçadas não são lá muito limpas, por isso sempre olhe para o chão para não pisar em algum "presentinho"que os cachorros locais deixam por lá...Os uruguaios são simpáticos e gostam bastante dos brasileiros. Os taxis são baratos, é uma ótima opção para se locomover pela cidade,  mas na sua maioria muito velhos e por vezes até mal cheirosos. Todos os taxis que pegamos tem uma peculiar divisória entre o taxista e o passageiro.
A cidade também tem muitas opções de passeios interessantes, que relatarei logo abaixo.
Adoro Montevideo e sempre que posso volto para esta cidade adorável e acolhedora, que para mim sempre proporciona um descanso da rotina e é garantia de excelentes refeições. Se é isto que você procura, com certeza também irá se encantar por esta adorável capital!!

  •  PRINCIPAIS BAIRROS:
Pocitos
É repleto de lojas interessantes, ótimos restaurantes e bares, tem um dos maiores shoppings da cidade, o Montevideo Shopping.
Está localizado às margens do rio da prata, em frente à praia que tem o  mesmo nome. Dizem que o bairro tem este nome devido às lavadeiras iam até là, aproveitando as areias limpas da praia para lavar a roupa, e com isto iam fazendo poços. 
É considerado por muitos o "bairro da moda" de Montevideo e fica bem ao lado do bairro Punta Carretas (meu preferido).



Punta Carretas
É o meu bairro favorito, para se ter uma idéia, uma das vezes que estivemos em Montevideo, ficamos hospedados num hotel que ficava em P. Carretas e gostamos tanto do bairro que nem nos demos o trabalho de sair dele. Tem inúmeros restaurantes excelentes (inclusive o meu preferido, o La Perdiz), além de bares, um shopping que eu adoro ( Punta Carretas Shopping), tem a feira de Villa Biarritz (todos os sábados das 9:00 às 15:00 hs). Além disso fica ao lado do belo Parque Rodó (excelente para um passeio tranquilo). 





 Centro e Ciudad Vieja
A cidade tem muitos monumentos e praças, maior e mais bonita na minha opinião, é a PLAZA INDEPENDENCIA, que liga a "Ciudad Vieja" com o Centro.
Recomendo o início do passeio por Montevideo por esta praça, que tem
Fachada Teatro Solís
no centro  o Monumento Mausoleo a Artigas, em homenagem ao General José Gervasio Artigas( herói da independência uruguaia) e sob o monumento se encontram os restos mortais do general. Na mesma praça, está o Teatro Solís (1856), o mais importante do país. O Solís abriga a Orquestra Filarmónica de Montevideo e da Comedia Nacional.
Outra atração da praça é o Palacio Salvo, um imponente edifício de 26 andares. Inaugurado em 1928, o Palácio é um símbolo dos tempos de prosperidade uruguaia (por décadas foi considerado o mais alto da América do Sul).
Palacio Salvo
Da praça tem início a principal artéria da cidade, a Avenida 18 de Julio, que tem um centro comercial bem interessante. Partindo da praça sentido Ciudad Vieja temos a Puerta de la Ciudadela, um monumento que era chamado de La Ciudadela e  era uma imensa fortaleza, mas foi demolido em 1959 para a construção da atual praça, restando somente sua Puerta.
Nos arredores da Plaza Independencia encontramos várias lojas interessantes como pequenas galerias de arte e cafés pelas redondezas, além de inúmeras casa de câmbio.
Seguindo em frente, chegamos ao famoso Mercado del Puerto, 
onde se pode desfrutar uma boa carne, além de conhecer esta revitalizada zona portuária da cidade. É um local totalmente turístico, portanto os valores são mais altos. Mas com certeza vale uma passada por lá para conhecer. 
Na rua Bartolome Mitre, existe uma infinidade de bares e pubs, é ali que a noite acontece. São mais de 50 bares distribuídos em poucas quadras, ou seja, um ao lado do outro. 
Esta região está passando por uma revitalização e consequentemente vem melhorando com os anos, mas tem bom policiamento nas ruas e aparentemente bem segura. 
Além da Plaza Independencia, existem outras belas praças pela redondeza que valem a visita e a caminhada. O bom mesmo, em qualquer cidade, é conhecê-la à pé. Só assim se conhece verdadeiramente um local. 




Carrasco
Conheço bem pouco deste bairro, mas sem dúvida é o mais elegante da cidade.
A origem do nome deste bairro montevideano, vem de Salvador Sebastián Carrasco, um dos primeiros  habitantes de Montevideo. O bairro tem um bom centro comercial, elegantes restaurantes, inúmeras mansões, além de clubes de esportes e o imponente edifício do Hotel Carrasco,  inaugurado em 1912. O Hotel  está fora de serviço, mas até os dias de hoje permanece como símbolo do bairro e referência arquitetônica do país. 




Palermo
Situado entre a Rambla e o centro histórico, este bairro tem excelente localização. Foi aqui que os imigrantes se instalaram quando chegaram em Montevideo. Ainda existem por alí “Conventillos” (cortiços), antigas moradias coletivas próprias da comunidade negra e de imigrantes. Por este motivo;o Candombe (dança da tradicional festa do carnaval uruguaio); está tão presente neste bairro. 

  • ALGUMAS ATRAÇÕES:


RAMBLA
Na minha opinião, a Rambla (uma espécie de Avenida Beira Mar) é o local mais bonito de Montevideo, é uma longa via onde as pessoas fazem caminhadas, corridas, passeiam com seus cães e tomam seus mates!Passear pela Rambla no fim de tarde é imperdível! 
Além disso, é uma ótima maneira de se conhecer um pouquinho mais da "alma uruguaia". Sem contar  o  pôr do sol, que é  lindo!! 
Recomendo!!



PARQUE RODÓ
É um lugar próprio para caminhar, relaxar e curtir um pouco de natureza. É um belo parque com opção de passeio pois tem ótima localização e possui algumas opções de lazer como pedalinhos no belo lago do Rodó. Aos domingos acontece uma grande feira das 9 às 15 hs.
A feira é bem lotada e tem diversos tipos de produtos, que vão desde acessórios e roupas femininas, masculinas e infantis até objetos para casa, como luminárias e porta retratos artesanais. Tem várias opções de lanches por alí, alguns até nos despertaram a fome, pareciam deliciosos. Mas optamos almoçar em um dos divinos restaurantes da cidade, o La Criolla. Valeu a pena, recomendo!! 


MERCADO DEL PUERTO
Concluído em 1869 e já foi a estação ferroviária da cidade e posteriormente o mercado público. Hoje, é um ponto turístico da cidade e conta com vários restaurantes, tanto no seu interior como no exterior do prédio. Na parte interna pode-se ver o antigo relógio que pertencia à ferroviária.
Como trata-se de um ambiente totalmente turístico, os valores dos pratos são um pouco mais altos comparados se comparados a restaurantes de mesma qualidade em outros pontos da cidade. Da primeira vez que estive em Montevideo, comi em dois restaurantes de lá e realmente gostei, mas não tinha outros parâmetros. Hoje eu não como mais por lá, porque sei que pelo mesmo valor encontro restaurantes de qualidade bem superior. Fica a dica!!


Além destas, a cidade também tem outras atrações: 
*Estádio Centenario- construído para a Copa do Mundo de 1930, foi declarado “Monumento Histórico do Futebol Mundial" em 1983  pela FIFA.
*Fortaleza General Artigas- Fica no Cerro de Montevidéu e tem um farol e um museu, além da bela vista da baía de Montevideo.
* Museus:                   -Museo Juan Manuel Blanes (história da arte nacional)
                                     -Museo Nacional de Artes Visuales
                                     -Museo Torres Garcia
                                     - MAPI
                                     -Museo del Ferrocarril
                                     -Museo Aeronautico de Montevideo
                                     -Museo Pedagógico José Pedro Varela


RESTAURANTES E BARES:
Come-se muito bem por muito pouco na maioria dos restaurantes. Da primeira vez que estivemos lá, comemos em um restaurante chamado Dom Peperoni, este é o único que comemos e não aprovamos. Este restaurante tem algumas filiais espalhadas pela cidade e é bem famoso por lá, muitas pessoas dizem que é ótimo, mas para nós a experiência não foi positiva.Tem um prato muito famoso no Uruguay chamado Chivito, o nome vem de chivo (que significa "cabrito", carne com a qual originalmente se elaborava esse sanduíche). É um sanduíche que pode vir tradicional ou aberto, acompanhado de salada russa, ovo frito, batatas fritas, bacon etc. É muito saboroso e você o encontra em praticamente todos os lugares, vale a pena provar.Apesar do Uruguay ter uma enorme extensão cercada por àgua, a especialidade e orgulho nacional dos Uruguaios é a Parrilla (churrasco). E eles tem razão de ter orgulho, é realmente delicioso!!Mas não se engane, há também excelentes restaurantes de pescados e massas na cidade. 
* FIQUE ATENTO: No mês de janeiro, muitos restaurantes costumam dar férias para funcionários e por este motivo atendem somente no jantar. Certifique na recepção do hotel se o restaurante está aberto antes de sair para o almoço.
DICAS: -É sempre bom solicitar ao garçom qual é o ponto da carne que mais lhe agrada.O ponto da carne no Uruguai, é assim como na Argentina, tradicionalmente mais para o mal passado(rugoso). 
             _ Tem um site local com os principais restaurantes da cidade cadastrados:
                 http://www.saliracomer.com


Obs: os valores citados abaixo estão em Pesos Uruguaios, para converter em Real segue a dica:
 120 Pesos equivalem a 10 Reais

*LA CRIOLLA
Gregório Suarez 2746 esq. Luis de la Torre
http://www.lacriolla.com.uy/
Um dos melhores restaurante de parrilla da cidade. Todas as vezes que passo por Montevideo não deixo de comer lá. A Picaña e o kassler são um espetáculo. 
Se o dia estiver bonito, é possível comer nas mesinhas na calçada e se estiver calor, não deixe de pedir o vinho rosê  Don Pascual Blanc de Noirs.
Caso contrário sente lá dentro e aproveite os aquecedores, além de apreciar um belo vinho tinto. Média de preço por casal (incluindo cubiertos, água e garrafa de vinho) 945 pesos uruguaios



LOS LEÑOS
San José 909 (Centro)
http://www.parrilla.com.uy/
É um restaurante bem tradicional da cidade. Pedimos um prato com diversos tipos de carne, algumas partes que nem sei o que era...mas acabei comendo de curiosa. Provei de tudo um pouco e confesso que foi interessante, mas não comeria novamente. O preço é comparável ao La Criolla e para mim não teve nem comparação.


RUMMY
Tem uma bela vista para a Rambla e fica ao lado do Parque Rodó. Oferece uma boa carne e os preços se equiparam ao La Criolla. 
É um boa opção para petiscos no fim da tarde.



EL PEREGRINO 
(P. Castellanos, 1553- tel: 916 47 37- Mercado del Puerto)
É um restaurante especializado em carnes no Mercado del Puerto. Tem mesinhas ao ar livre e também na parte interna. A comida é boa. Ao chegar você é recepcionado com um drink de boas vindas chamado Media y Media. é uma famosa bebida Uruguaia, uma mistura de vinho com champagne que eles servem como aperitivo. Comemos entrecot mostaza Y roquefort e torre de lomo. Ambas carnes muito saborosas. Comemos uma sobremesa típica chamada Chaja, é uma espécie de suspiro recheado, é gostoso mas muito doce.
O preço é semelhante ao La Criolla, cerca de 950 pesos uruguaios(e prefiro mil vezes o La Criolla).




*LA PERDIZ
(Dr. Bolivar Baliñas, 2604- tel: 711 89 63) Punta Carretas. 
Na minha opinião é o melhor restaurante da cidade. Tudo o que provei lá, desde massas, carne de porco, carne bovina, sobremesa...foi excelente. É bom reservar mesa nos finais de semana. Acho este restaurante um charme, é bem frequentado, tem pratos sofisticados e bem elaborados. O custo benefício é ótimo. Recomendo 100%.
Tem uma boa carta de vinhos.
Sempre pedimos um vinho que adoramos: Tannat, da V. Arerunguá.
Preço médio casal: 1000 pesos

FRANCIS
José María Montero, 2751- Punta Carretas
www.francis.com.uy

Especializado em frutos do mar, o francis é uma excelente opção para uma pausa das parrillas. Comemos uma cazuela de abadejo en salsa e uma paella, ambas divinas. Tudo isto, é claro, acompanhado ao bom e velho Dom Pascual rosê. Tem mesas dentro e na calçada. Adorei, recomendo muito!!
Preço médio casal: 1.250 pesos



BURLESQUE
Avda Luis A. de Herrera 1136- Pocitos
www.elburlesque.com

Uma ótima opção para o domingo à noite, já que poucos bares estão abertos. Este resto-pub é bem simpático, tem mesinhas dentro e na calçada e oferece boas opções para petiscar. Provamos os nachos e as buffalo wings, além de uma boa garrafa de vinho: pajaros pintados. Nos arredores tem várias outras opções de bares também interessantes.Preço casal: 600 pesos.

SANTO REMÉDIO
Ing. Eduardo García de Zúñiga 2384 Punta Carretas
www.santoremedio.com.uy
É um simpático resto-pub onde se pode apreciar um bom vinho e petiscar. Tem mesas internas e externas que tem vista para uma praça. 
Preço médio casal: 760 pesos







  • VINÍCOLA:



BODEGA BOUZA
Excelente opção de passeio, principalmente para quem é amante dos bons vinhos!! Pelo hotel, contratamos um motorista que ficou a nossa disposição, combinamos às hs. A vinícola fica bem próxima ao Porto de Montevideo, cerca de 15 minutos, a visitação na vinícola demora em torno de 1 hora e a degustação fica à seu critério. Explico: Caso deseje almoçar na vinícola, você não paga pela degustação de vinhos que custa US$ 20,00 por pessoa. Indico 100% o almoço, que além de delicioso, tem um ambiente agradabilíssimo!!Dá só uma olhada na foto ao lado e vê se não vale a pena?! 
Além disso, a vinícola tem uma bela coleção de carros antigos muito bem conservados e alguns vagões de trens adquiridos em leilões, que no futuro serão transformados em uma espécie de hotel.
A Bouza é produz excelentes vinhos e já era apaixonada pelo Tannat deles antes mesmo de conhecer a vinícola. É uma empresa familiar que preza pela qualidade dos vinhos, que são produzidos em pequena escala, por este moivo são uma Bodega Boutique. Um maravilhoso passeio, recomendo 100%!!
http://www.bodegabouza.com/

SHOPPINGS E COMPRAS:

*DISCO
É um supermercado que eu adoro! Tem vinhos à bom preço e sempre encontro meu doce de leite favorito: Los Nietitos. Tem inúmeras unidades espalhadas pela cidade, mas citarei dois endereços: um ao lado do Hotel Ibis e outro dentro do Shopping Punta Carretas.


 *Mercado de los Artesanos-
na calle Paraguay, entre avenida 18 de Julio e Colonia. Funciona de 2a. a sábado, até as 20h.
Estive lá uma só vez, mas é interessante para comprar lembrancinhas de Montevideo, além de conhecer um pouco da produção de artesanato do país.


*Manos del Uruguay-
É uma famosa lojas de roupas de lã feitas à mão, com muita coisa bacana. Tem nos shoppings e em alguns pontos da cidade. É uma rede de roupas confeccionadas por profissionais organizados em cooperativas de todo o país. As coisas de lá não são muito baratas, mas são de boa qualidade e muito bonitas.


*Shopping Punta Carretas-
o mais completo, José Ellauri 350, entre Solano García e García Cortinas. É um belo shopping e fica bem próximo ao restaurante La Perdiz.Sem dúvida o meu preferido, pois além de completo, tem uma excelente localização.Tem uma loja lá que eu sempre compro pijamas, pantufas e até acessórios para casa: Tiendas Montevideo, além da maravilhosa Arredo para roupas de cama. Tem uma casa de câmbio e praça de alimenteção, com o famoso La Passiva (ótima opção para experimentar o chivito) e para adoçar a vida, não deixe de provar as delícias da Confiteria Carrera. Hummm!!
http://www.puntacarretasweb.com.uy/

*Montevideo Shopping-
Foi o primeiro da cidade, fica no bairro de Punta Carretas.
Fui somente uma vez neste shopping, é bem bacana. Mas o meu preferido é o Punta Carretas, que na minha opinião é mais completo.
http://www.montevideoshopping.com.uy/shopsite/ms/text.jsp?contentid=906




  • FEIRAS


Feira de Tristán Narvaja
Aos domingos de manhã, na rua Tristán Narvaja a céu aberto, funciona A FEIRA MAIS FAMOSA DE MONTEVIDEO. Uma feira com comidas, antiguidades e lembranças. É uma mistura de feira-livre, brechó, sebo, quinquilharias e até mesmo animais vivos, um verdadeiro mercado de pulgas!! São incontáveis barracas uma ao lado da outra, que se estendem para as ruas vizinhas. Um rebuliço de mercadorias e de gente, portanto, se decidir dar uma passada por lá, chegue cedo(+- 10:00 am) e prepare-se psicologicamente para um emaranhado de gente e de ruas por onde a feira se estende. Apesar de ter policiamento, muito cuidado com a bolsa.
Achei interessante conhecer pois adoro feiras de rua, mas não voltaria nesta.


Feira do Parque Rodó


Acontece ao domingos das 9 às 15:00 hs no parque Rodo, uma feira com diversos produtos: roupas infantis, femininas, acessórios para casa, barraquinhas de "fast food"local e etc. Vale a pena! Se não pelo caos feira, pela beleza do parque.










Feira de Villa Biarritz
Aos sábados pela manhã no bairro de Punta Carretas, acontece a Feira de Villa Biarritz. A Feira funciona das 9:00 às 15:00 hs entre as ruas José Ellauri, Leyenda Patria e José Vasquez Ledesma.
É menos caótica e mais organizada que a feira da Tristán Narvaja e o foco aqui é a moda feminina e infantil. Os preços são bons e a qualidade razoável. Nas laterais da feira estão as barracas de queijos, frutas, verduras e doces. Das três feiras que conheci em Montevideo foi a que mais gostei!!


  • HOTÉIS

- IBIS
Boa opção para quem quer economizar na hospedagem e não quer arriscar aventuras em hoteis locais com o mesmo preço. Bem localizado (na Rambla em Pocitos), tem ao lado uma casa de câmbio e o supermercado Disco, além de alguns restaurantes bem próximos. Oferece uma bela vista para o mar e os vinhos para consumir no hotel são bons e baratos. Os recepcionistas são sempre atenciosos e solícitos. 
http://www.accorhotels.com/pt/hotel-3539-ibis-montevideo/index.shtml


-TRYP
O Tryp é uma excelente opção, a localização é excelente pois fica poucos metros do Shopping Punta Carretas e dá para ir à pé (mesmo à noite) para inúmeros restaurantes ótimos e bares bacanas  que estão nas redondezas. É um pouco mais salgado que o Ibis, mas se quiser mais conforto, é este que eu recomendo!
http://www.solmelia.com/solNew/html/directory/pt/hotel/hoteis-america/hoteis-uruguai/hoteis-montevideu.html

  • PASSEIOS COM GUIA
 Se for passar vários dias na cidade, vai sobrar tempo para conhecer os arredores de Montevideo. Diversas empresas de turismo oferecem alguns passeios guiados para Punta del Este , Colonia del Sacramento e também para conhecer as vinícolas locais. Ainda não fizemos nenhum destes passeios, mas mas já ouvi dizer que valem a pena. Os preços médios de cada um são em torno de 35 a 60 dólares por pessoa e levam o dia todo. Na recepção dos hotéis sempre tem folhetos deste tipo de tour.


  • NÃO DEIXE DE PROVAR: 
  1. DULCE DE LECHE LOS NIETITOS
  2. CERVEJA PATRÍCIA
  3. OS CHIVITOS
  4. MEDIA Y MEDIA
  5. OS VINHOS: DON PASCUAL, BOUZA E ARERUNGUÁ.











2 comentários:

Yara disse...

Adorei o blog. Dicas ótimas. Tenho certeza de que, após a leitura, minha viagem será muito mais proveitosa. Obrigada

Unknown disse...

Muito bom o blog!
E poderia me ajudar em relação ao câmbio? Existe boa opção de troca no aeroporto ou é melhor fazer na cidade? Como devo ficar no Ibis, a casa que você se refere que fica perto do hotel tem uma boa taxa?
Agradeço.
João.